Blog do Ineep

início       análises      site institucional

Brasil teve seis sondas offshore operando em agosto

João Montenegro / Petróleo Hoje      terça-feira, 10 de setembro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Foto: Petróleo Hoje.

 

Petróleo HojeO offshore brasileiro teve seis sondas em atividade em agosto, mantendo-se estável em relação a julho mas ficando abaixo das sete de um ano antes, de acordo com relatório sobre o status da frota mundial (Rig Counts) divulgado pela BHGE na segunda-feira (9/9). 

 

A quantidade de equipamentos em operação na costa do país ainda é bem menor que as 29 sondas marítimas em atividade em agosto de 2014 – ano de colapso dos preços do barril – e das 50 registradas no pico da série histórica iniciada 1982, em julho de 2011. 

 

 

No onshore, a BHGE listou somente três sondas com algum tipo de movimentação em agosto deste ano – uma a mais que em julho e o mesmo número de um ano antes. O pico de atividades terrestres aconteceu em janeiro de 1983, quando havia 66 sondas operando. 

 

No mundo, a contagem de sondas offshore em agosto ficou em 273, dez a menos que em julho e 41 a mais ante o mesmo mês de 2018. O total de sondas em atividade no mês passado foi de 2,206 mil equipamentos, 32 a menos que em julho e 72 abaixo na comparação anual. 

 

A BHGE considera poços exploratórios e de produção, mas exclui da contagem sondas que estão realizando atividades de completação, intervenção e teste de produção.

 

Nos últimos 15 dias, a ANP registrou atividade em 21 sondas, seis delas no mar (West Saturn, Petrobras 10000, NORBE IX, Brava Star, Ensco 6002 e Norbe VIII). A agência reguladora lista os poços exploratórios em que houve intervenção com sonda, incluindo a perfuração ou teste de loga duração (TLD).

Comentários


O que você procura?


Últimas Postagens



Nota editorial

Os textos publicados neste blog são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a linha programática e as opiniões do Ineep. A função do blog é divulgar os principais fatos e notícias do setor petróleo e, quando oportuno, analisar assuntos relevantes. São essas análises, elaboradas pelo Ineep, que apresentam a opinião do Instituto sobre os mais diferentes assuntos debatidos na conjuntura setorial.