Blog do Ineep

início       análises      site institucional

Campos maduros como prioridade absoluta

Bruno Postiga / Brasil Energia Petróleo      quarta-feira, 10 de julho de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Foto: Brasil Energia Petróleo.

 

Brasil Energia PetróleoO investimento em campos maduros no Brasil é prioridade absoluta da ANP, destacou o diretor-geral da agência, Décio Oddone, nesta terça-feira (9/7), durante audiência pública na Câmara dos Deputados.  “A capilaridade de emprego e renda desses ativos é enorme. Não tenho dúvida de que será transformacional nos próximos quatro, cinco anos. Veremos uma retomada significativa em terra”, afirmou.

 

Uma das iniciativas da ANP para estimular esse mercado é a redução da cobrança de royalties sobre a produção incremental de campos maduros. Atualmente, 40 casos estão sendo analisados.

 

Segundo o dirigente, é preciso explorar os recursos dentro de uma janela de oportunidade, independentemente da Petrobras. “Em 1999, a Petrobras descobriu o campo de Azulão [na Bacia do Amazonas], mas não desenvolveu. A Eneva comprou o ativo há pouco tempo e vai investir R$ 1,8 bilhão para levar gás para uma térmica em Roraima”, exemplificou.

 

Em relação ao segmento de distribuição de combustíveis, o Oddone disse que o melhor para o mercado é torná-lo mais competitivo entre os mais de 150 distribuidores e defendeu a opção de venda direta do etanol.

 

Questionado se a saída da Petrobras do mercado de gás e a venda de parte de suas refinarias se configuraria na troca do monopólio estatal pelo privado, o diretor da ANP garantiu o compromisso da agência em promover a competitividade equilibrada e que os órgãos responsáveis irão monitorar o mercado. “Caso isso se configure o Cade vai atuar”, afirmou.

Comentários


O que você procura?


Últimas Postagens



Nota editorial

Os textos publicados neste blog são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a linha programática e as opiniões do Ineep. A função do blog é divulgar os principais fatos e notícias do setor petróleo e, quando oportuno, analisar assuntos relevantes. São essas análises, elaboradas pelo Ineep, que apresentam a opinião do Instituto sobre os mais diferentes assuntos debatidos na conjuntura setorial.