Blog do Ineep

início       análises      site institucional

Canadá tem limitações na condição de 4º maior produtor de petróleo do mundo

Roberto Moraes      quarta-feira, 26 de fevereiro de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos

Foto: Blog do Roberto Moraes.

 

Blog do Roberto Moraes - O The New York Times, publicou hoje (aqui), na sua versão online, uma matéria que fala sobre o abandono de um projeto de extração de petróleo nas areias betuminosas da província de Alberta, no Canadá por limitações econômicas e de financiamento. Essa decisão tem poder de alterar a situação do quarto maior produtor do mundo.

 

Hoje, em termos de produção de petróleo no mundo com quase 6 milhões de barris por dia (bpd), o Canadá está atrás apenas dos EUA, Rússia e Arábia Saudita.

 

A região de Alberta no centro do país é responsável por cerca de 60% da produção de petróleo do Canadá que em boa parte é exportada para os EUA, que hoje estão abarrotados, com produção de petróleo de xisto (tight oil).

 

Hoje a produção de petróleo americana é de 15,2 milhões de barris por dia, com projetos caros e de retornos duvidosos que também criam dificuldades para financiar projeto do campo de Frontier, em Alberta, no Canadá.

 

Até por conta disso, e com o óleo do pré-sal brasileiro mais limpo, com maior valor no mercado global e com baixíssimo custo de extração, em 2030, o Brasil poderá estar sair do 8º lugar e ultrapassar o Canadá, como o 4º maior produtor mundial de petróleo. A conferir!

Comentários


O que você procura?


Últimas Postagens

Leilões em xeque

segunda-feira, 30 de março de 2020

Petrobras hibernará plataformas em Campos

segunda-feira, 30 de março de 2020

IHS Markit: Brasil em situação vulnerável

segunda-feira, 30 de março de 2020

Gigante do petróleo chinês está cortando gastos

segunda-feira, 30 de março de 2020

Vazão de gás no pré-sal crescerá 45% até 2023

sexta-feira, 27 de março de 2020

Eni e Repsol cortam capex

sexta-feira, 27 de março de 2020



Nota editorial

Os textos publicados neste blog são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a linha programática e as opiniões do Ineep. A função do blog é divulgar os principais fatos e notícias do setor petróleo e, quando oportuno, analisar assuntos relevantes. São essas análises, elaboradas pelo Ineep, que apresentam a opinião do Instituto sobre os mais diferentes assuntos debatidos na conjuntura setorial.