Blog do Ineep

início       análises      site institucional

China escolhe bancos para criar empresa de oleodutos: Fontes

Uol      quinta-feira, 5 de setembro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Foto: Jornal do Comércio.

 

Uol - A China escolheu pelo menos três bancos para trabalhar no planejamento da empresa nacional de oleodutos e gasodutos, segundo pessoas com conhecimento do assunto.

 

O BOC International, China International Capital e CLSA foram escolhidos como assessores, disseram as pessoas, que não quiseram ser identificadas porque as informações são confidenciais. Entra as tarefas dos bancos está extrair ativos de oleodutos das controladoras de três estatais de petróleo e gás - PetroChina, China Petroleum & Chemical, ou Sinopec, e Cnooc - e criar uma empresa para administrar os ativos, disseram as pessoas.

 

A empresa nacional de oleodutos seria provisoriamente chamada China Pipelines, disseram pessoas a par do assunto anteriormente. Segundo o plano, fundos privados e estatais injetariam capital suficiente para reduzir a participação combinada detida pelas três petroleiras para cerca de 50%. A empresa poderia então fazer uma oferta pública inicial, embora os detalhes da venda de ações ainda possam mudar, disseram as pessoas na época.

 

A nova empresa faz parte do esforço do presidente chinês Xi Jinping de otimizar a capacidade industrial do país, especialmente entre empresas estatais. A China planeja centralizar as operações de oleodutos desde 2014, com o objetivo de estimular uma distribuição mais ampla de gás natural e a extração.

 

A PetroChina controla 76% dos cerca de 65 mil quilômetros de gasodutos de transporte de gás natural, enquanto 10% são operados pela Sinopec e 6% pela China National Offshore Oil, disseram analistas do Credit Suisse em relatório de junho. O restante é controlado por governos provinciais ou operadores independentes, disseram.

 

Representantes da CLSA, as controladoras da Sinopec e PetroChina, não quiseram comentar. Sasac e a controladora Cnooc não responderam imediatamente aos pedidos de comentários. Representantes do BOCI e CICC também não responderam imediatamente aos pedidos de comentários.

Comentários


O que você procura?


Últimas Postagens



Nota editorial

Os textos publicados neste blog são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a linha programática e as opiniões do Ineep. A função do blog é divulgar os principais fatos e notícias do setor petróleo e, quando oportuno, analisar assuntos relevantes. São essas análises, elaboradas pelo Ineep, que apresentam a opinião do Instituto sobre os mais diferentes assuntos debatidos na conjuntura setorial.