Blog do Ineep

início       análises      site institucional

EUA dominam crescimento da oferta em 2019

Ana Luísa Egues / Petróleo Hoje      quinta-feira, 12 de setembro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Foto: Divulgação AIE.

 

Petróleo HojeOs Estados Unidos responderão por mais de 90% do aumento da oferta de petróleo este ano, com crescimento de 1,8 milhão de b/d, de acordo com o relatório Oil Market Report , divulgado pela Opep na quarta-feira (11/9). Entre outros países que impulsionarão a alta estão o Brasil, China, Reino Unido, Austrália e Canadá.

 

A previsão é que a produção brasileira de líquidos em 2019 seja incrementada em 180 mil b/d, atingindo média de 3,48 milhões de b/d, sobretudo graças a contribuições dos campos de Búzios, Lula e Berbigão, onde a Petrobras planeja instalar um FPSO (P-68) até o final do ano.

 

Em 2020, a expectativa é que o Brasil lidere o aumento do suprimento de petróleo entre os países em desenvolvimento, com alta de 290 mil b/d, alcançando média de 3,77 milhões de b/d. Mais de 80% do crescimento virá também do pré-sal de Santos.

 

“Isso será parcialmente contrabalanceado pela previsão de declínio da ordem de 120 mil b/d [na produção brasileira], sendo mais da metade em campos madutos como Parque das Baleias, Marlim Sul, Roncador, Mero (Libra NW) e Marlim Leste”, assinala a Opep.

Comentários


O que você procura?


Últimas Postagens



Nota editorial

Os textos publicados neste blog são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a linha programática e as opiniões do Ineep. A função do blog é divulgar os principais fatos e notícias do setor petróleo e, quando oportuno, analisar assuntos relevantes. São essas análises, elaboradas pelo Ineep, que apresentam a opinião do Instituto sobre os mais diferentes assuntos debatidos na conjuntura setorial.