Blog do Ineep

início       análises      site institucional

EUA estão prontos para explorar a Reserva Estratégica de Petróleo em meio a ataques a instalações petrolíferas sauditas

Sputnik News      segunda-feira, 16 de setembro de 2019

Compartilhe esta página com seus amigos

Foto: Sérgio Russo.

 

Sputnik NewsDuas importantes fábricas de processamento de petróleo na Arábia Saudita foram atacadas por drones no sábado, causando a interrupção de cerca de metade da produção diária total de petróleo da empresa. Os ataques foram reivindicados pelo movimento Houthi do Iêmen.

 

Os Estados Unidos estão prontos para explorar a Reserva Estratégica de Petróleo, se necessário, a fim de reequilibrar o suprimento global de energia após os ataques de drones às principais instalações de petróleo sauditas, disse a assessora da Casa Branca, Kellyanne Conway, em entrevista à "Fox News Sunday". 

 

Conway sugeriu a possibilidade de uma reunião entre o presidente Donald Trump e a liderança iraniana às margens da Assembléia Geral da ONU em Nova York. Mas ela acrescentou que as chances de uma reunião desse tipo estão incertas devido aos ataques com drones.

 

A Reserva Estratégica de Petróleo é o maior suprimento emergencial de petróleo do mundo, localizado na Louisiana e no Texas. Os Estados Unidos criaram o armazenamento para mitigar interrupções no fornecimento.

 

No sábado, dois ataques com drones, reivindicados por Houthis, causaram grandes incêndios em duas instalações de petróleo: em Abqaiq, no leste da Arábia Saudita, e Khurais, a nordeste de Riad. De acordo com o ministério de energia do reino, o incidente afetou 50% da produção total de petróleo da Saudi Aramco.

 

O secretário de Estado dos EUA, Mike Pompeo, se apressou para culpar o Irã pelo incidente, pedindo condenações públicas ao "ataque sem precedentes do Irã ao suprimento de energia do mundo".

 

O Ministério das Relações Exteriores do Irã rejeitou as alegações de Pompeo dizendo que os EUA haviam mudado para uma política de "mentira máxima" depois de esgotar sua linha de "pressão máxima".

Comentários


O que você procura?


Últimas Postagens



Nota editorial

Os textos publicados neste blog são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a linha programática e as opiniões do Ineep. A função do blog é divulgar os principais fatos e notícias do setor petróleo e, quando oportuno, analisar assuntos relevantes. São essas análises, elaboradas pelo Ineep, que apresentam a opinião do Instituto sobre os mais diferentes assuntos debatidos na conjuntura setorial.