Instituto José Eduardo Dutra

início       análises       artigos      textos para discussão      site institucional

Membros da Opep recusam pedido de revisão do impacto do vírus nos mercados

Bloomberg      segunda-feira, 30 de março de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos

Foto: Getty Images. 

 

World Oil Os países da OPEP não estão apoiando uma solicitação do presidente do grupo para consultas de emergência sobre os preços do petróleo, segundo um delegado.

 

A Argélia, que detém a presidência rotativa do cartel, pediu à secretaria esta semana que convoque um painel que avalie as condições do mercado devido à queda do petróleo em meio à crise do coronavírus e a uma guerra de preços iniciada pelo maior membro da Opep, a Arábia Saudita.

 

No entanto, a solicitação falhou em reunir o apoio majoritário necessário para prosseguir, disse o delegado, que se recusou a ser identificado porque as discussões do grupo são privadas. Riad está entre os que se opõem à ideia.

 

O reino continua preso em uma luta amarga pelo domínio do mercado com a Rússia depois que os dois exportadores - que lideraram uma aliança entre a OPEP e os não membros - entraram em conflito este mês sobre como lidar com a crise do coronavírus.

 

A Argélia pediu ao secretariado da Opep que convocasse uma reunião de teleconferência do Conselho da Comissão Econômica, na qual especialistas técnicos de países membros revisariam o impacto do coronavírus nos mercados de petróleo.

 

Outros membros ainda não estão convencidos do objetivo dessa sessão, já que o impasse entre Riad e Moscou precisa ser resolvido por seus respectivos líderes, disse o delegado.

Comentários


O que você procura?



Nota editorial

Os textos publicados neste blog são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a linha programática e as opiniões do Ineep. A função do blog é divulgar os principais fatos e notícias do setor petróleo e, quando oportuno, analisar assuntos relevantes. São essas análises, elaboradas pelo Ineep, que apresentam a opinião do Instituto sobre os mais diferentes assuntos debatidos na conjuntura setorial.