Instituto José Eduardo Dutra

início       análises       artigos      textos para discussão      site institucional

Petroleira russa Rosneft interrompe atividades na Venezuela

AFP      segunda-feira, 30 de março de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos

Foto: Pool / AFP.

 

Uol A companhia estatal russa de petróleo Rosneft anunciou neste sábado o fim de suas atividades na Venezuela, onde o grupo estava muito presente, devido à ameaça de sanções dos Estados Unidos.

 

"A Rosneft anuncia o fim de suas operações na Venezuela e a transferência de seus ativos" no país sul-americano, afirmou o comunicado.

 

A declaração afirmou, no entanto, que a Rosneft firmou um acordo com uma empresa "100% controlada pelo governo da Federação Russa para vender todas as suas ações e ceder sua participação nas operações venezuelanas".

 

Isso implicaria que o governo russo continuaria sendo um aliado essencial de Caracas.

 

A Rosneft havia sido submetida nos últimos meses a sanções e ameaças de Washington por causa de sua atividade na Venezuela.

 

Em fevereiro, o governo dos EUA anunciou sanções contra uma de suas subsidiárias por causa de sua presença no país.

 

Citado pela agência de notícias Ria Novosti, o porta-voz da Rosneft, Mikhail Leontiev, disse que a empresa "cumpriu suas obrigações e agora tem o direito de esperar" o levantamento de sanções contra ela.

 

A Rússia e a Venezuela concordaram em agosto passado em desenvolver a exploração de dois campos de gás no Caribe, na costa do estado de Sucre (leste).

 

Os investimentos de Rosneft na Venezuela eram pessoalmente dirigidos por seu diretor, Igor Sechin, muito próximo a Vladimir Putin.

 

A Rússia é, juntamente com a China e Cuba, um dos principais apoiadores do socialista Nicolás Maduro.

Comentários


O que você procura?



Nota editorial

Os textos publicados neste blog são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a linha programática e as opiniões do Ineep. A função do blog é divulgar os principais fatos e notícias do setor petróleo e, quando oportuno, analisar assuntos relevantes. São essas análises, elaboradas pelo Ineep, que apresentam a opinião do Instituto sobre os mais diferentes assuntos debatidos na conjuntura setorial.