Blog do Ineep

início       análises      site institucional

Suspensa chamada do Gasbol

Claudia Siqueira / Petróleo Hoje      quinta-feira, 26 de março de 2020

Compartilhe esta página com seus amigos

Foto: Petróleo Hoje.

 

Petróleo Hoje - A ANP vai suspender sine die (sem fixa data futura) a realização da chamada pública para a alocação de capacidade do Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol). A medida foi confirmada ao PetróleoHoje por uma alta fonte da agência e será anunciada possivelmente ainda esta semana.

 

A decisão foi tomada pela diretoria do órgão regulador, atendendo a pleitos encaminhados por grupos do setor industrial e energético e considerando também a queda no consumo de gás no Brasil em função da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). A aprovação da medida ocorre poucos dias após o órgão regulador autorizar a retomada da chamada pública.

 

A suspensão do processo terá impacto sobre a venda da Transportadora Associada de Gás (TBG) pela Petrobras. A companhia planeja se desfazer dos 51% de participação na empresa, mas, para isso, precisa que a ANP conclua a alocação de capacidade do Gasbol.

 

A chamada pública previa a contratação de 10,08 milhões de m³/d no ponto de entrada de Mutum (MS), na fronteira com a Bolívia, e a totalidade da capacidade de cada uma das nove zonas de saída. O processo já fora suspenso em outubro de 2019 devido ao Termo de Compromisso de Cessação (TCC) firmado entre o Cade e a Petrobras.

Comentários


O que você procura?


Últimas Postagens

Leilões em xeque

segunda-feira, 30 de março de 2020

Petrobras hibernará plataformas em Campos

segunda-feira, 30 de março de 2020

IHS Markit: Brasil em situação vulnerável

segunda-feira, 30 de março de 2020

Gigante do petróleo chinês está cortando gastos

segunda-feira, 30 de março de 2020

Vazão de gás no pré-sal crescerá 45% até 2023

sexta-feira, 27 de março de 2020

Eni e Repsol cortam capex

sexta-feira, 27 de março de 2020



Nota editorial

Os textos publicados neste blog são de responsabilidade dos seus autores e não refletem necessariamente a linha programática e as opiniões do Ineep. A função do blog é divulgar os principais fatos e notícias do setor petróleo e, quando oportuno, analisar assuntos relevantes. São essas análises, elaboradas pelo Ineep, que apresentam a opinião do Instituto sobre os mais diferentes assuntos debatidos na conjuntura setorial.